NOVA CONVENÇÃO COLETIVA

postado em: Notícias | 0

A nova Convenção Coletiva de Trabalho 2018 já está no ar. Para acessá-la, basta clicar no menu Convenções Coletivas e conferir o documento em sua íntegra.

A nova CCT traz uma série de mudanças e inovações, tanto para os empregados quanto para os empregadores. Fruto de um trabalho minucioso iniciado em agosto de 2017, quando da aprovação da Reforma Trabalhista, a nova Convenção Coletiva envolveu muita pesquisa, treinamentos e intensas rodadas de negociações junto ao sindicato patronal ainda no ano passado. "Por causa das grandes modificações que aconteceram na legislação trabalhista, tivemos muitas dificuldades para fazer esta Convenção. Muitos direitos dos trabalhadores foram atacados, muitos patrões passaram a achar que não tinham mais algumas obrigações, muitas pessoas passaram a divulgar por aí que os sindicatos deixariam de existir, e não é bem assim. Se a Reforma atrapalhou por um lado, por outro ela acabou facilitando, pois nos deu condições para desenvolver um trabalho muito mais abrangente e concreto. Estamos mais vivos do que nunca, é só ver na Convenção o tanto de conquistas que tivemos", declarou sr. Agenor Lopes da Silva, presidente do SINDGEL-CE.

Vale ressaltar que, a partir de agora, o trabalhador deverá ter muito mais atenção e cuidado redobrado para que seus direitos não sejam retirados. Para isso, faz-se necessário não só conhecer a Convenção Coletiva, mas também estar por dentro do seu sindicato, participar mais ativamente das Assembleias, fiscalizar a empresa em que trabalha e colaborar pagando suas contribuições, pois é através de suas contribuições que o sindicato tem força para representar e defender os interesses da categoria.

"A Convenção Coletiva está disponível para todos. Faça uma boa leitura, tire suas dúvidas conosco, fiscalize se sua empresa está cumprindo as cláusulas ali estabelecidas, denuncie para o sindicato se ela não estiver, que tomaremos as medidas cabíveis para que a empresa esteja dentro da lei. Em breve, teremos também um aplicativo do SINDGEL-CE para os celulares, onde você terá acesso a todas essas informações de forma mais rápida, fácil e prática", concluiu o presidente.